sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dica

Sempre aparece uma dúvida na hora de escolher entre requeijão, cream cheese ou creme de ricota para rechear os lanches, não é mesmo? Parece tudo igual, será que tem diferença de calorias e gorduras? Vamos descobrir agora!

Adoro queijo e sempre tenho em casa cream cheese e creme de ricota pelo menos. Olhando o rótulo do creme de ricota que tenho em casa (marca Tirolez - tradicional), vi que:
 1 colher e meia de sopa (30g) tem 52 calorias, 0g de carboidrato, 4g de proteína (oba, bom p/ praticantes de musculação!), 4g de gorduras totais, 2,5g de gordura saturada, 0g de gordura trans, 0g de fibra e 25mg de sódio (é pouco!). O creme de ricota dessa marca também é encontrado na versão light, mas eu nunca vi p/ vender.
O cream cheese que tenho aqui é o da marca Polenghi light + fibras e cálcio e 1 colher de sopa (30g) tem:
58 calorias, 0,7g de carboidrato, 1,3g de proteína, 5,5g de gorduras totais, 3,4g de gordura saturada, 0g de gordura trans, 0,9g de fibra (o que representa 4% dos valores de ingestão diários), 56mg de sódio e 45mg de cálcio.
Agora, os valores (em 30g - 1 colher de sopa) do requeijão cremoso Polenghi light:
40 calorias, 1,9g de carboidrato, 1,7g de proteína, 2,9g de gorduras totais, 1,6g de gordura saturada, 0g de gordura trans, 0g de fibra e 144mg de sódio (6% dos valores de ingestão diários).


O que pude perceber é que é muito comum os produtos na versão Light possuírem mais sódio que os tradicionais. Por isso, não é bom abusar desses produtos, senão você poderá reter mais líquidos e ficar inchada. É bom evitar caso apresente doenças do coração, como a hipertensão.
Mas, o requeijão light possui a menor quantidade de gorduras totais e saturada. Ponto positivo para ele.
No geral, as diferenças não são tão grandes assim. O ideal é intercalar o uso entre eles, o que também ajuda a não enjoar facilmente de um produto.

É isso, espero que tenham gostado das dicas..
Bjo*

Nenhum comentário: