sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bisfenol-A

Olá,

Vocês já ouviram falar em Bisfenol-A?
É um composto utilizado na fabricação do plástico. Esse composto pode se desprender do plástico e passar para os alimentos, especialmente sob aquecimento. 
  • É encontrado em mamadeiras, embalagens plásticas, copos de plástico, enlatados (revestimento interno), squeeze, galões de água.

O Bisfenol-A, mesmo em doses baixas pode comprometer o sistema reprodutivo, causar obesidade, problemas de coração, diabetes, câncer de próstata e mama, puberdade precoce e tardia, entre outros problemas.

Diversos países como EUA, Canadá, Costa Rica, Dinamarca tem o uso dos bisfenol proibido.
No Brasil, agora em setembro, a ANVISA proibiu o uso desse composto em mamadeiras (começará a valer em janeiro de 2012).

Como nada é conclusivo e ainda faltam estudos para comprovar os fatos, o mais indicado evitar a utilização de potes e embalagens de plásticos para guardar seus alimentos. Evite também comprar produtos alimentícios que sejam comercializados em embalagens plásticas e enlatados. 
Em casa, prefira potes de vidro. São mais fáceis para higienizar, não transferem sabor e odor e não possuem o Bisfenol-A. 

Quem quiser saber mais sobre esse assunto, todas as informações que eu deixei aqui, foram retiradas de um site especializado no assunto. Acesse O Tao do Consumo

Há algumas dietas de detoxificação, para limpeza do organismo, auxílio contra obesidade e desinflamação, que pedem a retirada do plástico do cotidiano das pessoas.
Espero que tenham gostado do tema da matéria e que leiam um pouco sobre esse assunto também!


Beijos ;)

Nenhum comentário: