quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Anorexia

Olá, 

Como prometido algumas semana atrás, hoje vou falar brevemente sobre a Anorexia.

Trata-se de uma doença causada por diversos fatores e é caracterizada por uma dieta alimentar rígida.
Ocorre principalmente entre adolescentes do sexo feminino, que muitas vezes passam por pressão da sociedade ou familiar para perder peso, como é o caso de bailarinas, modelos e praticantes de hipismo. Mas esses não são os únicos fatores que predispõe à anorexia, nem quer dizer que toda menina que pratica balé será anoréxica. Estou falando apenas das prevalências. 
Os anoréxicos podem perder cerca de 85% do seu peso corporal e ainda se acham "gordos" e veêm 'pneuzinhos" em vários lugares de seus corpos. Por isso, pode-se dizer que essa doença leva à problemas de auto-imagem, onde a pessoa não se vê como ela realmente é.
Quem sofre com essa doença, conta as calorias de tudo o que ingere. Conta quantos grãos de arroz e feijão coloca no prato, quantas colheres de legumes ingere, evita todo tipo de gordura e açúcar. Podem passar o dia todo sem comer nada, ou com apenas algumas folhas de alface e alguns copos de água. Além disso, praticam muita atividade física, para gastar essas calorias ingeridas.
Devido à essa restrição de calorias e nutrientes, podem surgir outras doenças e complicações no corpo dos anoréxicos: alteração ou interrupção da menstruação, queda dos dentes, ossos frágeis, queda de cabelo, cabelo sem brilho, déficit no crescimento, anemia, infertilidade, depressão, obstipação, entre outros. 
Enfim, é uma doença bem complexa, com tratamento que inclui diversos profissionais (médicos, nutricionista, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros...). Pode haver uso de medicamentos. Quanto à nutrição, os alimentos devem ser adicionados aos poucos, sempre com boa qualidade e pequena quantidade. 

Espero ter esclarecido um pouco sobre essa doença e lembre-se: é muito importante o apoio familiar. Se você conhece alguém com esses sintomas, fique atento e não deixe a doença se agravar.


Beijos ;)

Nenhum comentário: