segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dica saudável: Como reduzir o sal na alimentação


Olá,

Hipertensos, familirares de hipertensos ou simplesmente quem deseja uma alimentação mais saudável, deêm uma olhadinha na Dica Saudável de hoje:

A hipertensão arterial é uma doença de diversas causas e consiste na elevação da pressão sanguínea, podendo levar a outras doenças como as doenças do coração, rim, vasos sanguíneos e encéfalo.
Dentre os fatores de risco, pode-se citar a idade avançada, obesidade, ingestão excessiva de sódio e álcool, sedentarismo, entre outros.
Com relação à alimentação, a ingestão recomendada de sódio é de 500mg por dia (ou 1,2 gramas de sal). A quantidade máxima considerada saudável pela Organização Mundial as Saúde é de 2 gramas de sódio ou 5 gramas de sal.
Para reduzir a ingestão de sódio e controlar a pressão arterial o ideal é evitar alimentos industrializados, enlatados, em conservas, congelados, embutidos (lingüiça, salame, presunto, mortadela, lombo) molhos prontos e até preparações doces que sejam industrializadas, pois o sódio é adicionado para prolongar a validade dos alimentos. Também deve-se conferir o rótulo de queijo minas, biscoitos salgados, pães e sucos de caixinha.
Preferir alimentos frescos, vegetais, frutas e cereais integrais.
O sal light contém 50% menos sódio e é uma boa opção para temperar os alimentos.
Produtos que não levam glutamato monossódico em sua composição também podem ser utilizados. Basta ler a lista de ingredientes no rótulo e evitar esse ingrediente que é rico em sódio.
Pratos congelados podem ser utilizados desde que sejam naturais e tenham valor de sódio reduzido.
Quem tem pressão alta deve sempre verificar o rótulo dos alimentos industrializados e preferir aqueles que contenham menor valor de sódio na porção a ser ingerida.
Alguns exemplos de produtos/empresas que não utilizam o glutamato monossódico:



 Beijos ;)

Nenhum comentário: