terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Nutrição e atividade física

Olá!!

Quanto tempo, hein? Depois dessa pausa no blog, volto para falar sobre o que a nutrição pode fazer por quem pratica atividade física.


A nutrição focada em atividade física visa ensinar o atleta a ter hábitos alimentares que irão favorecer o rendimento e promover a saúde.
Através da alimentação pode-se fornecer energia para síntese protéica (anabolismo), desde que o consumo energético total esteja adequado ao atleta. Pode-se também favorecer a sinalização de hormônios anabólicos (insulina e IGF1), desde que se tenha uma alimentação bem fracionada. 
A adequação de carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais permite o fornecimento de matéria-prima para que o atleta tenha energia e condições físicas suficientes para realizar a atividade.
Uma dieta bem calculada, que supra as necessidades calóricas do atleta em 24 horas, ajuda a evitar lesões, melhora o rendimento e promove saúde como um todo.
O atleta deve ingerir quantidade de energia (na forma de alimentos e em alguns casos, suplementos), que atenda as necessidades de energia basal (estado de repouso) somado ao gasto promovido pela atividade física que ele pratica. Também leva-se em conta, sexo, idade,altura e peso. 
O valor energético que o atleta deve ingerir diariamente é alto. Porém, é muito comum atletas ingerirem quantidade de calorias e nutrientes bem inferior ao que ele necessita.

Há algum tempo, vi uma entrevista o atleta Olímpico Diego Hypólito, no programa da Marília Grabriela, no canal GNT. Ele disse que por muito tempo (até mesmo quando já era atleta profissional e medalhista), ele não se alimentava corretamente. Comia 3 vezes por dia apenas, não comia vegetais e frutas, enfim, tudo desbalanceado. Porém, quando começou a se alimentar melhor, com ajuda de nutricionista, sentiu-se mais disposto, com menos cãimbras e seu treino evoluiu melhor. 


Não faça parte dessa parcela de desportistas que não se alimentam adequadamente. Procure ajuda de um nutricionista e sinta seu treino evoluir e sua saúde aumentar.


Beijos ;)

Nenhum comentário: