quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Safra dos alimentos: Janeiro

Oie!

Como é de costume, vou colocar a lista de vegetais que estão na época agora em Janeiro. Aproveite pois estão mais baratos, saborosos, nutritivos e com menos agrotóxicos!


  • Abacate, banana, coco verde, goiaba, limão taiti, mamão, manga, maracujá, pêra d'água, uva niágara, abobrinha, berinjela, jiló, milho-verde, pepino, pimentão, quiabo, tomate, vagem, batata inglesa, cenoura.
Fonte: Ceasa-Campinas
 

- Aproveitando que está na época de Abacate, pesquisei 2 receitinhas saborosas para vocês usarem mais essa fruta no dia-dia. 
Há muito medo em consumí-la, mas o abacate é rico em gorduras boas (ômega 9) que ajudam a saciar, reduzir níveis de colesterol ruim (LDL), previnir doenças do coração, é antioxidante.  
Ideal para consumo por atletas, por ser rico em energia e antixidantes.
Quem precisa perder peso também pode fazer uso da fruta, pois ela ajuda a reduzir o apetite, melhora o funcionamento do intestino, evita a deposição de gordura na região do abdômen. Basta controlar a quantidade!

 
Abacate com frutos do mar:
Ingredientes:
200 g de camarão rosa
200 g de lula em anéis
100 g de filé de salmão em cubos médios
200 g de siri desfiado
1 unidade de tomate em cubos médios
1 unidade de abacate em cubos médios
1 unidade de cebola picada
quanto baste de pimenta-do-reino branca
quanto baste de sal
quanto baste de azeite extra virgem
2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
250 ml de caldo de camarão
Molho:
2 copos de iogurte natural
15 folhas de hortelã
quanto baste de azeite extra virgem
1 colher de chá de vinagre balsâmico
quanto baste de sal

Preparo:
Refogue ligeiramente o siri na cebola e azeite, sal e pimenta e reserve. Cozinhe ligeiramente os camarões e o salmão no vapor e reserve. Cozinhe rapidamente as lulas no caldo de camarão e reserve. Dissolva a gelatina no caldo de camarão aquecido (sem ferver). Misture delicadamente os frutos do mar, o abacate, o tomate, corrija o sal e a pimenta, adicione a gelatina já dissolvida e leve à geladeira em uma fôrma untada com azeite por pelo menos 6 horas, ou em porções individuais.
 
Molho

Processe rapidamente as folhas de hortelã, adicione azeite à gosto e misture com o iogurte. Corrija o sal e a pimenta. Desenforme e sirva os frutos do mar frio, envolto com o molho e gotas de vinagre balsâmico.
Fonte: Cyber cook

E já que ontem falei sobre Patês, segue receita de Patê de Abacate:
Ingredientes:
1 abacate médio
1 cebola
1 xícara de chá de maionese
1/2 xícara de chá de azeite de oliva
1/2 xícara de chá de cheiro-verde
3 folhas de louro
20 g de azeitona verde
2 colheres de sopa de orégano
quanto baste de pimenta-do-reino branca
quanto baste de sal
 
Preparo: Bata todos os ingredientes no liqüidificador , exceto o abacate e o orégano. Depois de bem batido, com o liqüidificador ligado, acrescente aos poucos o abacate em pedaços. Desligue o liqüidificador e acrescente o orégano, mexendo bem. Coloque numa vasilha, pulverize um pouco de orégano e regue com azeite de oliva. Sirva gelado.
Fonte: Cyber cook

Beijos ;)

Nenhum comentário: