sexta-feira, 19 de junho de 2015

É fome ou vontade de comer?

Olá!

Seguem algumas dicas para que você possa se auto-avaliar e identificar se o que você sente é fome ou apenas vontade de comer.

Qual a importância de saber identificar isso?

Ué, se for fome, você deve comer. Mas se alimente de verdade, dê nutrientes ao seu corpo para que ele fique saciado. Além disso, a chance de se arrepender ou se frustrar por ter comido será bem menor, estratégia que pode ser usada por quem sofre de compulsão alimentar.
 
 

Vamos lá:
 
Fome: É fisiológica, você sente o estômago roncar. A fome não escolhe o alimento a ser ingerido. Qualquer alimento serve para matar a fome.

Vontade: Pode ser SOCIAL, quando só aparece ao ver o alimento disponível (ou sentir o cheiro, ouvir falar do alimento). Pode levar a comer no automático, sem perceber.

A vontade pode ser ESPECÍFICA, onde se deseja relembrar um momento ou experimentar um novo alimento. Envolve querer degustar, sentir prazer.

A vontade pode ainda ser EMOCIONAL, onde há urgência em comer algo que não é específico, pode ser qualquer alimento, desde que seja gostoso. Come-se em grande quantidade. Pode ser decorrente do acúmulo de várias vontades não atendidas. Acompanha pensamentos negativos, de arrependimento por ter comido tal alimento.
 
 

Em todos os casos, é importante prestar atenção no seu corpo, nos seus sentimentos.

Deve-se ter cuidado especialmente com a vontade emocional, pois nesse momento, provavelmente você não precisa de comida. Pensar nos próprios sentimentos, refletir, sentir, ajuda a assumir algum sentimento escondido, que estava te levando à compulsão.

Ter atenção no ato de comer, comendo com moderação, também ajuda a evitar exageros, que possivelmente irão te frustrar depois.
Beijos ;)
 

Nenhum comentário: