segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Cacau protege o coração

Olá!

Dentre os diversos benefícios do cacau, a proteção do coração é um dos mais importantes.

Pensando nisso, escrevi uma matéria para o site parceiro Natue. Veja só:
"Por definição, o chocolate “é o produto preparado com cacau obtido por processo tecnológico adequado e açúcar, podendo conter outras substâncias alimentícias aprovadas”. Para ser considerado chocolate amargo, ele deve ser preparado com pelo menos 55% de cacau, pouco açúcar e adicionado ou não leite.
A massa de cacau e o cacau em pó são excelentes fontes do antioxidante flavonoide e trazem muitos benefícios à saúde. Prova disso é que o consumo de chocolate amargo está associado à redução da pressão arterial e doenças cardiovasculares, além de feitos anti-inflamatórios e antiaterogênicos.
A teobromina é uma substância presente no cacau conhecida por sua capacidade vasodilatadora. Por isso, é utilizada para prevenir e tratar problemas circulatórios, angina e hipertensão.
Além disso, há estudos que mostram que a atividade de uma enzima responsável pela regulação da pressão arterial é reduzida após o consumo do cacau. Essa redução também ocorre após o uso de medicamentos para tratamento de hipertensão. Os antioxidantes responsáveis por esse feito são a procianidina e a catequina. Mas para obter esses benefícios é preciso consumir o chocolate amargo. Quanto maior o teor de cacau, mais benefícios terá.
Com relação à quantidade, 20 a 30g de chocolate amargo por dia já são suficientes para trazer benefícios. Usar o cacau em pó em vitaminas, frutas e receitas também é uma forma de adicionar antioxidantes no seu dia a dia.

RECEITA COM CACAU EM PÓ: TRUFA SAUDÁVEL COM POUCO CARBOIDRATO

Ingredientes5 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
4 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de iogurte natural desnatado
Gotinhas de óleo de coco
Modo de preparo
Misture os ingredientes aos poucos, com um garfo, até ficar homogêneo e pastoso. Faça bolinhas e passe no cacau em pó."
-> Conheça as outras matérias que já escrevi para o site Natue. Clique Aqui para conhecer


Nenhum comentário: